WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

São Carlos: Atividades celebram o Dia do Rádio




No dia 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio e a UFSCar e o SENAC realizam atividades conjuntas para a promoção da atividade radiofônica. A atividade também conta com uma exposição criada pelo projeto de extensão “Os Processos Comunicacionais em rede” coordenado pela Profa. Débora Burini que conta a história de quase 100 anos do rádio no Brasil, que terá sua abertura nesta quinta (22) no SENAC.
No dia 23 de setembro, a mesa-redonda “ComuniCar – quem consome mídia?” vai reunir profissionais de comunicação que atuam no mercado regional para dialogar sobre o consumo de mídia nos dias de hoje e debater como a TV e o rádio estão sobrevivendo nesse cenário diante da facilidade que a internet possibilita para divulgar informações. Já no dia 27 de setembro, às 19h30 acontece a 9ª edição do Encontro com Locutores, que neste ano traz o narrador esportivo Nilson César da Rádio Jovem Pan de São Paulo para discutir A Prática da Locução em Eventos Esportivos. O profissional vai abordar técnicas, linguagem, curiosidades, características, exigências e diferenciais de cada perfil profissional, além de temas atuais como as Olimpíadas Rio 2016.
No dia 28 de setembro às 15h, o projeto de extensão realiza a palestra “O Papel das WebRádios na Formação e Democratização da Informação” com o Prof. Eduardo Paiva da UNICAMP. Graduado em música, mestre em Artes e Doutor em Multimeios, Eduardo Paiva é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação.  Foi diretor da Rádio e TV Unicamp no período de 2008/2012 e promoveu a implantação da Web Rádio.
A atividade também conta com o apoio da equipe da Rádio UFSCar que ministrará oficinas para os programadores externos da emissora e interessados da cidade. Todas as atividades são gratuitas e inscrições devem ser feitas no site www.radio.ufscar.br. As inscrições para as atividades no SENAC devem ser feitas nowww.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055.

Dia do Rádio
No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquette-Pinto, o “Pai do Rádio Brasileiro”, comemora-se o Dia do Rádio. Roquette foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. No aniversário de 100 anos da Independência do Brasil, em 1922, ocorreu no Rio de Janeiro, capital federal na época, uma feira internacional, em que foi apresentada uma nova tecnologia que fazia sucesso nos Estados Unidos: a radiodifusão. Para demonstrar o uso desse meio de comunicação, foi instalada uma antena no Corcovado e, então, foi realizada a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Roquette, já um educador na época, enxergou ali uma importante máquina para a educação. Tentou convencer o governo federal a comprar os equipamentos, mas foi a Academia Brasileira de Ciências quem foi convencida e fez a aquisição. Assim, em 30 de abril de 1923 entrou em operação a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada e dirigida por Roquette-Pinto.

Confira a programação

Exposição

“Das válvulas aos bits, uma imersão na história do Rádio”
local: SENAC São Carlos
Abertura da Exposição 22/09 19horas.
Abertura ao público de 23/09 a 11/10

Mesa-redonda

ComuniCar – quem consome mídia?
Dia: 23/9
Horário: 19 às 22 horas
Local: SENAC São Carlos
O evento reunirá profissionais de comunicação que atuam no mercado regional para dialogar sobre o consumo de mídia nos dias de hoje e debater como a TV e o rádio estão sobrevivendo nesse cenário diante da facilidade que a internet possibilita para divulgar informações. Os palestrantes também abordarão a influência dos ouvintes, telespectadores e dos patrocinadores no trabalho da mídia. Durante a mesa-redonda, o público poderá se expressar e manifestar suas opiniões.
inscrição www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055

Encontro com Locutores com Nilson César

Dia: 27/9
Horário: 19h30 às 21h30
Nesta 9ª edição do Encontro com Locutores o narrador esportivo Nilson César da Rádio Jovem Pan de São Paulo vem para discutir A Prática da Locução em Eventos Esportivos, tema desta edição. O profissional vai abordar técnicas, linguagem, curiosidades, características, exigências e diferenciais de cada perfil profissional, além de temas atuais como as Olimpíadas Rio 2016.
inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055

Palestra

“O Papel das WebRádios na Formação e Democratização da Informação”
com Prof. Eduardo Paiva
DIA 28/09 às 15h
local: Auditório 01 BCo O auditório tem capacidade de 78 lugares.
Sobre o palestrante: Graduado em música, mestre em Artes e Doutor em Multimeios, Eduardo Paiva é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e dos PPGs em Artes Visuais e Música do Instituto de Artes da Unicamp. Foi chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, onde implantou o Laboratório de Áudio e de Informática. Coordenou a produção de Mídias Audiovisuais do Projeto Condigitais e foi diretor da Rádio e TV Unicamp no período de 2008/2012, onde implantou o projeto “Reestruturação e digitalização do banco de dados do Acervo de Rádio e Televisão da UNICAMP” com apoio financeiro da FAPESP. Além disto, promoveu a reforma técnica dos estúdios da RTV Unicamp e promoveu a implantação da Web Rádio. Foi diretor do Canal Universitário de Campinas em 2010 e 2012. Atualmente é membro da direção do FORCINE (Fórum Nacional de Cinema), membro da IASPM, da INTERCOM, editor da revista on line Sonora e lider do grupo de pesquisa “Tecnologia, Midia, Criação Sonora e Audiovisual”. Foi novamente eleito para a chefia departamental no biênio 2015/2017. É membro também da Sub Comissão do Programa de Pós Greaduação em Artes Visuais e do Conselho da Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp.

Oficinas

Aprenda com a equipe da Rádio UFSCar 95,3 FM a operação para transmissão ao vivo, gravação em estúdio  e a construção de roteiros
27/9 a 30/9
local: Rádio UFSCar
Faça sua inscrição, acesse o formulário.

Oficina de Gravação em Estúdiocom Luciano Matuck
Conheça os princípios básicos para a gravação em estúdio
Graduado em Licenciatura em Música pelaUFSCar, Luciano Matuck é baterista nas bandas: X Raptor , Stranhos Azuis, Homem com Asas, Maycon Bianchi & the Imaginary Band e Soundflow. Programador do programa “MOFO”, é técnico de som.
dia 27 – 15h – 10 vagas

Oficina de roteiro para conteúdo radiofônicocom Diego Doimo
Princípios básicos e formatação de programas radiofônicos
Roteirista, diretor e produtor, graduado em Imagem e Som pela UFSCar. Diego Doimo foi Superintendente da TV Educativa de São Carlos e, desde 2015,  é o gerente da Rádio UFSCar.
dia 27 – 10h- 10 vagas
dia 30 – 15h – 10 vagas

Oficina de operação de Rivendellcom Diego Doimo e Cristiano Amaral
Capacitação para a operação de software de automação e apresentação ao vivo nos estúdios da Rádio UFSCar
Com graduação em computação, Cristiano Amaral é Supervisor Técnico da Rádio UFSCar, responsável pela programação e transmissão pela internet e pela fm.
dia 28 – 10h – 8 vagas
dia 29 – 15h – 8 vagas
dia 30 – 10h – 8 vagas
Faça sua inscrição, acesse o formulário.

endereços

UFSCar
Rod. Washington Luís
S/N – Jd. Guanabara
São Carlos – SP
Rádio UFSCar
Área Norte – UFSCar
Campus São Carlos
(16) 3351-8099
SENAC
Rua Episcopal, 700
Centro
(16) 2107-1055

realização

SENAC São Carlos
Universidade Federal de São Carlos
Pró-Reitoria de Extensão
Departamento de Artes e Comunicação
Projeto de Extensão Os Processos Comunicacionais em rede
Rádio UFSCar 95,3 FM
FAI-UFSCar