WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 6 de abril de 2018

O FIM DO RÁDIO E NÃO DO RÁDIO AM

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Escrito por Indalecio Oliveira 


Hoje, do nada, assim como quem procura um emprego folheando um jornal, procurei "ouvir" um pouco das emissoras de rádio da minha cidade - São Carlos, no Estado de SP. Jesus, Maria José do cabelo em pé.... fim mesmo. Encontrar uma concordância verbal seria mais dificil que o rico entrar no reino dos céus após 50.000 camelos passarem pelo mesmo buraco de agulha...Para os "radialistas recém-formados", que fugiram da aulas de português(brasileiro), aí vai o que é uma concordância verbal (Concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo), ou seja, meus caros preclaros "colegas"... uma pessoa lê. 


Duas ou mais Lêem(3a. pessoa do plural ao sitar - Eles Lêem muitos livros)...eles fazem, eles fizeram...Hoje ouvi, - "eles faiz isso memo"... Com isso, ouço e ouvi que os comerciais passaram, geograficamente, à serem cada vez mais distante do centro ou da região central... com isso, quero dizer que o comerciante dos bairros não devem investir em rádio??? A Reposta é: Muito pelo contrário. 


O rádio ainda se mostra presente no seio das famílias...isso reflete o que deve ser ou estar sendo cobrado pela tal "propaganda" e, olha lá, se a mesma não for ou, não forem, "permutinhas" baratas... Ouvi uma grande rede de rádios também chegando ao fim de forma apelativa. Ao se "evocar o poder das luzes em horas mágicas", deixou-se uma matéria local suspensa no ar... o "comunicador local" não teve tempo de encerrar a parca oratória(pobre, mas interessante)...para, do nada, entrar uma "oração paulista de grande monta"... Mais uma vez evoco o poder de Jesus, Maria José do cabelo em Pé para esse retrocesso do Rádio interiorano... o que me interessa às 18:00hs saber como está o "trânsito na Avenida Paulista em SP", se o comunicador local não terminou de falar de um crime que ocorreu num raio de 10Km da minha casa? 


O que me interessa se a "Dona Mariinha da Vila Cadelinha do Norte" tem um buraco na frente da casa dela??? No rádio de hoje, na minha modesta opinião, faltam profissionais de verdade...sabem quando vocês, "queridos ouvintes", ouvirão novamente um Zé Bettio ou, local, um comunicador de voz padrão ou ainda um comunicador que não fica fazendo drama, não fica com uma "polêmica sistêmica", de um vereador comprado por duas horas no ar, à troco de permutinha no restaurante da mariinha ou de um botijão de gás??? 


Nunca mais!!! Por mais "TALENTO" que alguém possa ter para o rádio, o primeiro obstáculo é a porcaria do SINDICATO criado nos anos 90. Esse Sindicato dos Radialistas, em conchavo político, exige, coíbe e persegue quem tem talento, para impor que, "apenas quem fez o Curso de Radialista, possa falar em rádio" e com a péssima qualidade do português acima relatada... Minhas esperanças cairiam sobre as Webs-Radios, trabalho em uma e, posso lhes assegurar, mesmo nessas, existe uma politicagem suja, traiçoeira dos incompetentes e marginalizados de administrações públicas que impede a qualidade e querem $$$ a qualquer custo... Tente criar algo diferente....algo inteligente... já Era...aliás... dizem que a Época de Ouro do Rádio está entre os anos 30 e 40 do Século Passado....cada vez mais creio piamente nisso... quer ouvir algo de qualidade??? Desligue o Rádio e vá para o MP3 ou, ouçam, as 19:00hs - A Voz do Brasil!!!!



Texto Escrito por Indalecio Oliveira. 



Nota do  Blog: Conheça os trabalhos de Indalecio Oliveira ou simplesmente Indalecio Alvez em entrevista ao blog no ano passado.